Persona 4: Dancing All Night é um jogo rítmico ao melhor estilo “Project Diva”. Desenvolvido pela Atlus com parceria da Dingo e publicado pela própria Atlus, sendo um exclusivo do PSVita*, teve seu lançamento no Japão em 25 de Junho de 2015 e nas Américas em 29 de Setembro de 2015.
Sempre gostei dos jogos da franquia “Project Diva”, apesar do visual bem infantil e até bobo, ele tem um alto desafio! Lógico que músicas japonesas nem sempre chamam a atenção do público, mas toda a ideia de apertar botões que estão caindo na tela enquanto passa um pequeno videoclipe, sempre me interessou, além da dificuldade que é muito alta e consistente.
Quando anunciaram o Dancing All Night, eu torci o nariz por um momento, mas assim que falaram que era a mesma produtora dos “Project Diva”, era certeza absoluta que eu iria jogar, mesmo não fazendo ideia de como os mesmos jovens que salvaram uma cidade do interior e derrotaram uma entidade super poderosa, iriam simplesmente começar a dançar e salvar o dia novamente (?), sim, sem dúvida, esquisito. Mas fora essas indagações, o jogo é muito divertido e tem uma boa quantidade de músicas, sendo a maioria do próprio Persona 4, contendo algumas dos Arenas e uma do Persona Q, além das adicionais por DLC, é compra certa pra quem gosta da franquia e de jogos rítmicos.
Na minha análise irei pontuar desde história, gameplay, também irei comentar seu production value como som, músicas e um pouco da parte técnica.
* – Quando escrevi originalmente esse texto, não havia previsão de novos jogos da franquia “Dancing” e nem o port para PS4.
História
Você deve estar se questionando por que o chamei aqui, a resposta é bem simples… QUERO DOCUMENTAR O QUE ACONTECEU NAQUELE VERÃO PASSADO!!!
Do que você tá falando, Teddie?
Ah sim, não fui claro… Então Yosuke, lembra-se da nossa aventura que rolou uns meses atrás?Com a Rise? Aquele que salvamos o dia com o poder da dança? Sei sim, a gangue toda tava lá!ISSO! Eu quero escrever o que aconteceu exatamente naquele dia, nas nossas aventuras contra os shadows e nossas danças!Tipo um livro? Ninguém vai acreditar nisso…Mas pode ser uma nova jornada na minha vida, a de escritor!Eu em, lá vem você com outra ideia doida…
VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMO LÁ, me ajuda ae!
Tá, então vejamos…
Tudo começou quando a Rise nos convidou para fazer um show com ela, Aquele tal show de volta a sua carreira de cantora!, Sim sim, então, ignorando a Naoto e a Yukiko, nós não sabíamos nenhum passo ou coisa do gênero. Lembra que a Rise deu aulas particulares com cada um de nós? Sim, aquilo foi um inferno, mas realmente aprendemos a dançar rapidamente.
Quando estava faltando poucos dias de ensaio, fomos chamados para ensaiar no mesmo
estúdio que ela, e ESTAVA TENDO UNS BOATOS SOBRE UM SITE AMALDIÇOADO, CASO A PESSOA ASSISTISSE O VÍDEO DEPOIS DA MEIA-NOITE, ELA SERIA LEVADA “PARA O OUTRO LADO” E NUNCA MAIS ACORDARIA! ASSUSTADOR! É, acho que o rumor era esse mesmo.
E finalmente chegamos ao local, o grupo de cantoras “Kanamin Kitchen” estava desaparecido, Tipo, todas menos a líder! COMO ELES SOMEM COM QUATRO GAROTAS E NINGUÉM PERCEBE? MISTÉRIO!. Enquanto víamos o ensaio da sua líder, Kanami Mashita, todos nós do “Grupo de investigação” fomos puxados e nos encontramos num mundo de shows, apenas com a dança poderíamos vencer os shadows e prosseguir em busca das garotas desaparecidas!
O que você acha, Teddie?
Hmmmmmmmmmm. Tem suspense, mistério e apresentamos um meio de derrotar o mal, gostei! Ficou ursonifico!
Ursonifico… Enfim, você completa o resto?
Eu dou meus pulos! Mas acho que irei fazer uma trilogia de livros!
Lá vem bomba…
Gameplay
O jogo tem dois modos, o modo história que funciona como um visual novel, simples e
muito prático de acompanhar a nova jornada deles. Já a dança, é bem parecido com os
jogos da Hatsune Miku, mas com suas peculiaridades. Sem contar que tem um tutorial
muito bom e explicativo.
Durante as músicas, podemos usar os botões para cima, esquerda e baixo, enquanto do
outro lado se usa o triângulo, bolinha e o xis, no começo é meio complicado, mas é tudo
costume.
As notas podem vir normais, duplas e pressionadas. Sendo que na dupla o jogador tem
que apertar os dois botões ao mesmo tempo, e nas pressionadas, o mesmo tem que
segurar e soltar no tempo certo.
Há também um arco que passa ao redor da tela, caso mova o analógico (Ou o L/R do portátil) quando o mesmo chegar na “borda” da tela, é possível aumentar o combo e pontuação, mas não é obrigatório acertar os mesmos. Só que tem um, porém, caso o jogador não faça isso, ele perde o FEVER, um bônus em que o dançarino principal chama seu parceiro para dançar junto, nesses momentos a pontuação adquirida é aumentada!
É possível falhar numa dança, caso erre muitas notas seguidas o jogo vai ficando com a tela gradativamente mais escura, consequentemente, um game over. Para saber se está indo bem, preste atenção nas pequenas figuras dançantes. Se estão animados, continue com o bom trabalho! Caso estejam nervosos, bem, isso significa que o game over está próximo.
Vale constar que só é possível jogar a fase com um dançarino fixo, como por exemplo na fase “Dance!”, Narukami é o dançarino principal, e não é possível mudar isso, apenas o seu parceiro. Todas as danças sofrem alterações dependendo do parceiro selecionado.
Arte
Temos três estilos de arte no jogo:
Pra finalizar, temos as cutscenes em anime, em pequena quantidade que nem o jogo original, mas com uma qualidade bem consistente.
Som
Sem dúvida um dos pontos altos do jogo, as músicas são muito boas, a dublagem em inglês também está num bom nível. Uma pena não ter a opção de jogar com o áudio em japonês.
Uma das minhas músicas favoritas do jogo. Com ela é possível ter uma noção melhor de
como o jogo funciona.
As músicas que tocam durante e etapa visual novel são igualmente boas, muitas vem dopróprio Persona 4, entretanto, tivemos algumas adições exclusivas desse jogo.
Parte Técnica
É incrível como o jogo é fluido, mesmo tendo muita coisa acontecendo na tela, o Vita suporta tudo e não tem nenhuma queda.
Infelizmente o jogo não utiliza os recursos adicionais do portátil, como os touchs, seriam bem uteis na parte de visual novel, ou nas seleções de músicas.
Conclusão
Persona 4: Dancing All Night possui uma história que adora bater na mesma tecla, mas
brilha mesmo nos seus elementos rítmicos, divertido, com bastante conteúdo e
diversidade. Mesmo sendo um spin-off da franquia, vale a pena ser conferido, ainda
mais se gostar de jogos ao melhor estilo “Project Diva”.
Pontos Positivos
- Ótimos gráficos
- Lista de músicas
- Viciante
- Dificuldade
Pontos Negativos
- Não é possível mudar o dançarino principal
- Poucos itens no Shop
- Teddie escrevendo uma trilogia
Nota: 9.5/10
Trailer: