Persona 4: Dacing All Night – Análise

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Persona 4: Dancing All Night é um jogo rítmico ao melhor estilo “Project Diva”. Desenvolvido pela Atlus com parceria da Dingo e publicado pela própria Atlus, sendo um exclusivo do PSVita*, teve seu lançamento no Japão em 25 de Junho de 2015 e nas Américas em 29 de Setembro de 2015.

Sempre gostei dos jogos da franquia “Project Diva”, apesar do visual bem infantil e até bobo, ele tem um alto desafio! Lógico que músicas japonesas nem sempre chamam a atenção do público, mas toda a ideia de apertar botões que estão caindo na tela enquanto passa um pequeno videoclipe, sempre me interessou, além da dificuldade que é muito alta e consistente.

Quando anunciaram o Dancing All Night, eu torci o nariz por um momento, mas assim que falaram que era a mesma produtora dos “Project Diva”, era certeza absoluta que eu iria jogar, mesmo não fazendo ideia de como os mesmos jovens que salvaram uma cidade do interior e derrotaram uma entidade super poderosa, iriam simplesmente começar a dançar e salvar o dia novamente (?), sim, sem dúvida, esquisito. Mas fora essas indagações, o jogo é muito divertido e tem uma boa quantidade de músicas, sendo a maioria do próprio Persona 4, contendo algumas dos Arenas e uma do Persona Q, além das adicionais por DLC, é compra certa pra quem gosta da franquia e de jogos rítmicos.

Na minha análise irei pontuar desde história, gameplay, também irei comentar seu production value como som, músicas e um pouco da parte técnica.

* – Quando escrevi originalmente esse texto, não havia previsão de novos jogos da franquia “Dancing” e nem o port para PS4.

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História

 

b8_11_0Você deve estar se questionando por que o chamei aqui, a resposta é bem simples… QUERO DOCUMENTAR O QUE ACONTECEU NAQUELE VERÃO PASSADO!!!
b2_1_2Do que você tá falando, Teddie?
b8_10_01Ah sim, não fui claro… Então Yosuke, lembra-se da nossa aventura que rolou uns meses atrás?b2_5_2Com a Rise? Aquele que salvamos o dia com o poder da dança? Sei sim, a gangue toda tava lá!b8_12_0ISSO! Eu quero escrever o que aconteceu exatamente naquele dia, nas nossas aventuras contra os shadows e nossas danças!b2_6_2Tipo um livro? Ninguém vai acreditar nisso…b8_12_0Mas pode ser uma nova jornada na minha vida, a de escritor!b2_4_2Eu em, lá vem você com outra ideia doida…

b8_12_0VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMO LÁ, me ajuda ae!

b2_1_2Tá, então vejamos…


Tudo começou quando a Rise nos convidou para fazer um show com ela, b8_11_0Aquele tal show de volta a sua carreira de cantora!b2_1_2 Sim sim, então, ignorando a Naoto e a Yukiko, nós não sabíamos nenhum passo ou coisa do gênero.b8_11_0 Lembra que a Rise deu aulas particulares com cada um de nós? b2_6_2Sim, aquilo foi um inferno, mas realmente aprendemos a dançar rapidamente.

Quando estava faltando poucos dias de ensaio, fomos chamados para ensaiar no mesmo
estúdio que ela, eb8_12_0 ESTAVA TENDO UNS BOATOS SOBRE UM SITE AMALDIÇOADO, CASO A PESSOA ASSISTISSE O VÍDEO DEPOIS DA MEIA-NOITE, ELA SERIA LEVADA “PARA O OUTRO LADO” E NUNCA MAIS ACORDARIA! ASSUSTADOR! b2_5_2É, acho que o rumor era esse mesmo.

E finalmente chegamos ao local, o grupo de cantoras “Kanamin Kitchen” estava desaparecido,b8_12_0 Tipo, todas menos a líder! COMO ELES SOMEM COM QUATRO GAROTAS E NINGUÉM PERCEBE? MISTÉRIO!. Enquanto víamos o ensaio da sua líder, Kanami Mashita, todos nós do “Grupo de investigação” fomos puxados e nos encontramos num mundo de shows, apenas com a dança poderíamos vencer os shadows e prosseguir em busca das garotas desaparecidas!

b2_1_2O que você acha, Teddie?

b8_11_0Hmmmmmmmmmm. Tem suspense, mistério e apresentamos um meio de derrotar o mal, gostei! Ficou ursonifico!

b2_4_2Ursonifico… Enfim, você completa o resto?

b8_12_0Eu dou meus pulos! Mas acho que irei fazer uma trilogia de livros!

b2_6_2Lá vem bomba…

Gameplay

O jogo tem dois modos, o modo história que funciona como um visual novel, simples e
muito prático de acompanhar a nova jornada deles. Já a dança, é bem parecido com os
jogos da Hatsune Miku, mas com suas peculiaridades. Sem contar que tem um tutorial
muito bom e explicativo.

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O modo história segue uma ordem cronológica dos eventos, sendo visto por três personagens diferentes, Narukami, Rise e Kanami. No final todas as rotas se encontram para salvar o dia.
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A tela mais comum, a que se baseia num visual novel. É possível passar a fala, ver
tudo o que já foi falado no capítulo, esconder a janela, passar o texto
rapidamente e entrar nas opções. Uma opção interessante de se deixar ativada é
o “Auto”, assim, quando um personagem acabar de falar, o texto avança
automaticamente.
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No modo Free Dance, é possível escolher a dificuldade da música e ver qual
personagem é o dançarino principal. O jogo contém vinte e sete músicas, tendo
mais treze como dlc, sendo algumas delas gratuitas.
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Sempre que escolher uma música, essa tela irá aparecer, nela podemos escolher as
roupas e acessórios dos participantes e quem vai ser o parceiro de dança.
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E além dos cosméticos, pode-se escolher os power up e dificultadores das fases, assim
deixando o jogo mais desafiador ou facilitando-o. Á cada opção escolhida, o contador
de Score total e de P$ (Dinheiro) pode aumentar ou diminuir.

Durante as músicas, podemos usar os botões para cima, esquerda e baixo, enquanto do
outro lado se usa o triângulo, bolinha e o xis, no começo é meio complicado, mas é tudo
costume.

As notas podem vir normais, duplas e pressionadas. Sendo que na dupla o jogador tem
que apertar os dois botões ao mesmo tempo, e nas pressionadas, o mesmo tem que
segurar e soltar no tempo certo.

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Além dos personagens presentes no jogo, há também mais três que podem ser adquiridos por
dlc, sendo eles: Adachi, Marie a própria Hatsune Miku.

Há também um arco que passa ao redor da tela, caso mova o analógico (Ou o L/R do portátil) quando o mesmo chegar na “borda” da tela, é possível aumentar o combo e pontuação, mas não é obrigatório acertar os mesmos. Só que tem um, porém, caso o jogador não faça isso, ele perde o FEVER, um bônus em que o dançarino principal chama seu parceiro para dançar junto, nesses momentos a pontuação adquirida é aumentada!

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Com uma pontuação e ritmo necessário, é possível que um parceiro apareça e dance
junto com o personagem, cada fase contém entre quatro a seis parceiros de
dança!

É possível falhar numa dança, caso erre muitas notas seguidas o jogo vai ficando com a tela gradativamente mais escura, consequentemente, um game over. Para saber se está indo bem, preste atenção nas pequenas figuras dançantes. Se estão animados, continue com o bom trabalho! Caso estejam nervosos, bem, isso significa que o game over está próximo.

Vale constar que só é possível jogar a fase com um dançarino fixo, como por exemplo na fase “Dance!”, Narukami é o dançarino principal, e não é possível mudar isso, apenas o seu parceiro. Todas as danças sofrem alterações dependendo do parceiro selecionado.

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É possível comprar roupas, acessórios e itens, que são os power ups e dificultadores.
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E por último, mas não menos importante, temos a tela de extras do jogo. Nela podemos ouvir todas as músicas do jogo, ver os modelos de roupa nos personagens, galeria de imagens, pontuações, replays salvos das músicas e um dicionário interno do jogo.

Arte

Temos três estilos de arte no jogo:

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A primeira sendo as imagens estáticas, típico de um jogo que segue os moldes de uma
visual novel.
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Tem a ramificação dela, que são as conversas normais, todos os sprites foram feitos para
esse jogo e costumam ter uma qualidade consistente. Mas esse Yosuke… Sempre
dá uma agonia o ver desse jeito.
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A animação da dança é bem fluida e dinâmica, não tenho como falar mal delas. Especialmente das expressões dos personagens, é tudo meticulosamente animado.
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E temos as interações entre duplas. Até dançar com seu inimigo pode ser divertido!

 

Pra finalizar, temos as cutscenes em anime, em pequena quantidade que nem o jogo original, mas com uma qualidade bem consistente.

Som

Sem dúvida um dos pontos altos do jogo, as músicas são muito boas, a dublagem em inglês também está num bom nível. Uma pena não ter a opção de jogar com o áudio em japonês.

Uma das minhas músicas favoritas do jogo. Com ela é possível ter uma noção melhor de
como o jogo funciona.

As músicas que tocam durante e etapa visual novel são igualmente boas, muitas vem dopróprio Persona 4, entretanto, tivemos algumas adições exclusivas desse jogo.

Parte Técnica

É incrível como o jogo é fluido, mesmo tendo muita coisa acontecendo na tela, o Vita suporta tudo e não tem nenhuma queda.

Infelizmente o jogo não utiliza os recursos adicionais do portátil, como os touchs, seriam bem uteis na parte de visual novel, ou nas seleções de músicas.

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“Você quer um show? Tudo bem, mas não pisque.”

Conclusão

Persona 4: Dancing All Night possui uma história que adora bater na mesma tecla, mas
brilha mesmo nos seus elementos rítmicos, divertido, com bastante conteúdo e
diversidade. Mesmo sendo um spin-off da franquia, vale a pena ser conferido, ainda
mais se gostar de jogos ao melhor estilo “Project Diva”.

Pontos Positivos

  • Ótimos gráficos
  • Lista de músicas
  • Viciante
  • Dificuldade

Pontos Negativos

  • Não é possível mudar o dançarino principal
  • Poucos itens no Shop
  • Teddie escrevendo uma trilogia

 

Nota: 9.5/10

Trailer:

 

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